Ao longo de todo o período letivo, ao ministrarmos nossas aulas, muitas são as metodologias que podem ser aplicadas para que o processo ensino-aprendizagem seja atingido. Cada pessoa tem um processo de aprendizagem diferente, cada um tem seu ritmo, o modo pelo qual aprende melhor. Uns aprendem mais ouvindo, outros absorvem melhor o conteúdo quando este é acompanhado de imagens, outros ainda, falando, apresentando, e há quem aprende melhor escrevendo.
Sendo assim, as formas de avaliação também devem ser variadas, utilizando-se de vários instrumentos, pois dessa forma, todos podem mostrar o seu melhor.
Quem nunca teve um aluno que se desenvolve muito bem em sala de aula, mas na hora da “PROVA”..... é um desastre!!!!!??? No entanto, apresenta um bom seminário, desenvolve outras habilidades, que muitas vezes não são valorizadas.
Participando do curso “Programa Especial de Formação Pedagógica para docentes”, do Centro Paula Souza, nos foi sugerido o uso de Jogos como processo avaliativo. Assim, os alunos do 2º módulo de Açúcar e Álcool da ETEC de Ilha Solteira se organizaram em 4 equipes em sala de aula durante 2 semanas e desenvolveram e/ou adaptaram jogos, utilizando o conteúdo trabalhado na disciplina “Operação e Controle de Processos Industriais”, com o tema “Perdas Industriais”. Além de desenvolverem os jogos, os alunos entregaram um trabalho escrito, contendo as regras e os objetivos do jogo.
No dia 01/12 foram apresentados os seguintes trabalhos:
“Jogo da Forca Sucroalcooleira”
“Jogo do Saber”
“Jogo da Trilha da Cana”
“Jogo Quadro das Respostas”
Foi uma experiência muito positiva, pois o conteúdo pôde ser trabalhado de maneira divertida, descontraída e muito criativa! Além disso, o trabalho foi desenvolvido em equipe, onde cada aluno contribuiu de alguma maneira.
Abraços a todos!