quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

USO DE JOGOS COMO AVALIAÇÃO

Ao longo de todo o período letivo, ao ministrarmos nossas aulas, muitas são as metodologias que podem ser aplicadas para que o processo ensino-aprendizagem seja atingido. Cada pessoa tem um processo de aprendizagem diferente, cada um tem seu ritmo, o modo pelo qual aprende melhor. Uns aprendem mais ouvindo, outros absorvem melhor o conteúdo quando este é acompanhado de imagens, outros ainda, falando, apresentando, e há quem aprende melhor escrevendo.
Sendo assim, as formas de avaliação também devem ser variadas, utilizando-se de vários instrumentos, pois dessa forma, todos podem mostrar o seu melhor.
Quem nunca teve um aluno que se desenvolve muito bem em sala de aula, mas na hora da “PROVA”..... é um desastre!!!!!??? No entanto, apresenta um bom seminário, desenvolve outras habilidades, que muitas vezes não são valorizadas.
Participando do curso “Programa Especial de Formação Pedagógica para docentes”, do Centro Paula Souza, nos foi sugerido o uso de Jogos como processo avaliativo. Assim, os alunos do 2º módulo de Açúcar e Álcool da ETEC de Ilha Solteira se organizaram em 4 equipes em sala de aula durante 2 semanas e desenvolveram e/ou adaptaram jogos, utilizando o conteúdo trabalhado na disciplina “Operação e Controle de Processos Industriais”, com o tema “Perdas Industriais”. Além de desenvolverem os jogos, os alunos entregaram um trabalho escrito, contendo as regras e os objetivos do jogo.
No dia 01/12 foram apresentados os seguintes trabalhos:
“Jogo da Forca Sucroalcooleira”








 “Jogo do Saber”






“Jogo da Trilha da Cana”







“Jogo Quadro das Respostas”






Foi uma experiência muito positiva, pois o conteúdo pôde ser trabalhado de maneira divertida, descontraída e muito criativa! Além disso, o trabalho foi desenvolvido em equipe, onde cada aluno contribuiu de alguma maneira.


Abraços a todos!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis

04 de Outubro: Festa de SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Protetor dos pobres, doentes, animais e da lavoura.

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

Fonte:  http://www.comamor.com.br/francisco.htm




quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Participação dos Alunos da ETEC em Workshop (Três Lagoas)


No dia 13/09 o Senar/MS (Serviço nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul) promoveu um workshop em Três Lagoas-MS, como parte das diversas atividades que integram o Programa Mais Floresta.
O evento foi realizado na Casa do Expositor do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza e contou com a presença de autoridades, produtores rurais e a ETEC de Ilha Solteira, com os alunos do 3º módulo do curso técnico em Meio Ambiente.
Entre os diversos assuntos abordados durante o evento, destacou-se a apresentação da viabilidade econômica do cultivo da seringueira e do eucalipto; sugestões de linhas de fomento para a atividade; elaboração de projetos voltados para o auxílio aos produtores de cada localidade, assim como a disponibilização de assistência técnica baseada na realidade dos municípios.
Para os alunos do Meio Ambiente as palestras foram muito proveitosas, pois uma das técnicas de reflorestamento estudada na disciplina Manejo e Recuperação Florestal é o Sistema Agroflorestal - SAF. Este sistema baseia-se na integração de culturas com animais, buscando aumentar a eficiência de uso da terra, diversificar a produção agrícola e melhorar a utilização do solo, da água e do ambiente. Podem ser divididos em três tipos: Sistemas Agrossilviculturais, Silvipastoris, Agrossilvipastoris.
Segue abaixo algumas fotos:







Abraços e até mais!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aula - Fluxograma

Olá, turma do Açúcar e Álcool!!!

Segue abaixo as fotos da aula (dia 18/08) em que vocês elaboraram e apresentaram os fluxogramas do tratamento do caldo para fabricação do álcool.
O conhecimento é adquirido de várias maneiras: vendo, ouvindo, dizendo e escrevendo (fazendo)! Assim, atividades como essa só colaboram para a construção do conhecimento, além de estimular o trabalho em equipe!











    Hoje (08/09), durante a revisão do conteúdo para a prova, fizemos uma gincana (cruzadinha), abrangendo o tema “Terminologia da Fabricação do Açúcar e do Álcool”, além de cada grupo elaborar um fluxograma diferente (recepção a extração do caldo; cana desfibrada a extração do caldo; tratamento do caldo; fabricação do álcool). Foi bastante produtivo! Pena que nesta atividade não tiramos foto, né?

Abraços a todos e até mais!


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

AULA PRÁTICA – TEIA ALIMENTAR

Olá, Turma do Meio Ambiente!!!


Conforme estudamos na disciplina “Dinâmica dos Sistemas - DS”, Teia Alimentar ou Rede Alimentar, nada mais é do que uma complexa relação de transferência de matéria e energia.
Após aula expositiva e exercícios de fixação, no dia 22 de agosto de 2011, foi proposto aos alunos que os mesmos esquematizassem (representassem) teias alimentares pré-determinadas pela professora, cada aluno responsável por representar um elo desta teia, que foi composta de produtores, consumidores e decompositores.
A sala foi dividida em 3 grupos, cada um com uma teia alimentar diferente. Com o auxílio de barbante e crachás de identificação as teias foram esquematizadas.

 Uma das teias alimentares representadas pelos alunos







Abraços e até a próxima!

domingo, 28 de agosto de 2011

AULA PRÁTICA SOBRE BACTÉRIAS

Olá Pessoal!!!

No dia 24 de agosto de 2011, durante as minhas aulas de “Ações Microbiológicas na Água, Ar e Solo – AMAAS”, do 1º módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente, os alunos participaram de uma aula prática realizada por alunos da UNESP (Ana Carolina Gomes, Aline Reis e Pedro Henrique Mainardi).
Durante a aula, após uma breve revisão teórica de assuntos já vistos em sala de aula, os alunos puderam observar na prática os meios de cultura, quais os procedimentos corretos para se realizar uma inoculação e os procedimentos para realizar o teste de gram.
Após as demonstrações, os alunos também tiveram a oportunidade de realizar o Teste de Gram e observaram as lâminas das bactérias gram-positivas e gram-negativas no microscópio.
Aproveito a oportunidade para agradecer mais uma vez aos alunos da UNESP pela grande contribuição! Conto com vocês para a aula prática de fungos!
Confira algumas fotos:










Abraços a todos!