sexta-feira, 29 de abril de 2011

ATIVIDADE - AULA DE STAR (MEIO AMBIENTE)


 Boa tarde, pessoal!

No dia 13/04 na aula de "STAR" (Sistemas de Tratamento de Água e Resíduos), foi realizada a seguinte atividade: "Escreva um texto utilizando argumentos que você usaria para convencer as pessoas não jogarem lixo em via pública e separar o lixo doméstico para a reciclagem". Conforme combinado, segue abaixo o melhor texto (realizado pela aluna Patrícia Frazzato Soares):


SEU LIXO PODE AJUDAR?

O descarte inadequado daquilo que utilizamos, o lixo, pode causar inúmeros prejuízos ao meio ambiente e consequentemente ao ser humano.
O lixo encontrado em vias públicas entope bueiros, causa acidentes, transmite doenças, além de afetar negativamente a imagem de nossa casa, bairro e cidade.
Muitos também desconsideram o fato de que a água, um dos bens mais preciosos de nosso planeta, está sendo contaminada pelo chorume, outro problema resultante do lixo que produzimos.
Reciclar, fazer a compostagem e dar a devida destinação ao lixo não é difícil e tampouco impossível, ao contrário, pode trazer benefícios financeiros, além de contribuir para a saúde pública, inclusive a dos animais de estimação.
Portanto, seja consciente! Pense em seu presente, em seu futuro e em seu planeta! O destino do seu lixo pode trazer tanto prejuízo como benefícios... só depende de VOCÊ!

Patrícia Frazzatto Soares

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vagas Setor Sucroalcooleiro - Empresa de Recursos Humanos CCT


VAGAS EM ABERTO       

- COORDENADOR DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA - REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- COORDENADOR DE PREPARO DE SOLO - REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- ELETRECISTA AUTOMOTIVO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- ENGENHEIRO AGRÔNOMO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- EVAPORADOR -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- INSTRUMENTISTA -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- LÍDER AGRÍCOLA DE TRATOS  CULTURAIS -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- LÍDER COLHEITA MECANIZADA -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- LÍDER DE FERTIRRIGAÇÃO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- LÍDER DE HERBICIDA -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- MECÂNICO AUTOMOTIVO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- MECÂNICO COLHEDORA -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- MECÂNICO INDUSTRIAL -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- MÉDICO DO TRABALHO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- OPERADOR DE MOENDA -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- OPERADOR DE TRATAMENTO DE CALDO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- OPERADOR DIFUSOR -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- OPERADOR SECADOR -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- SOLDADOR CHAPISCO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- TÉCNICO AGRÍCOLA / AGROPECUÁRIO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- TÉCNICO AUTOMAÇÃO -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
- TÉCNICO AÇÚCAR E ÁLCOOL -  REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP

Interessados enviar currículo para:

Rua Paulo Setubal,421-Bairro: Santa Cruz -
São José do Rio Preto/SP - CEP: 15014-160
Fone: 17 - 21387099
E-mail: comercial@cct.com.br  
Cadastre-se gratuitamente no site: www.cct.com.br

domingo, 24 de abril de 2011

COMO FAZER MAPAS MENTAIS

          Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Podem ser elaborados por meio de canetas coloridas sobre folhas de papel ou um programa de computador dedicado. Pode ser aplicado a qualquer tarefa, atividade, profissional, ou lazer, de modo individual ou em grupo para planejar qualquer tipo de evento.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental

terça-feira, 19 de abril de 2011

Fim das sacolinhas plásticas em Belo Horizonte (MG)!


Começou a vigorar nesta segunda-feira (18), em Belo Horizonte, a lei da sacolinha, que incentiva os consumidores a levar sua própria sacola ao supermercado.
A lei municipal proíbe as sacolas plásticas convencionais que demoram 400 anos para se decompor. A fiscalização começou nesta segunda-feira (18), em farmácias, supermercados, lojas, padarias. Quem desrespeitar a lei pode ser multado em R$ 1 mil e até perder o alvará de funcionamento.
Os comércios são obrigados a vender as sacolinhas. O consumidor pode usar a caixa de papelão, as sacolas retornáveis, ou o carrinho de feira. É preciso mudar os hábitos. Além das retornáveis, o consumidor pode optar pelas biodegradáveis, feitas a partir de amido de milho ou do bagaço da cana de açúcar, que se decompõem em até 18 meses na natureza. O problema é que essa sacola vai ter um custo a mais para o consumidor.
Quem insistir em levar uma sacola do tipo biodegradável vai ter que pagar 19 centavos cada uma. A embalagem ganhou até um código de barras para ser vendida como um outro produto qualquer do supermercado.
Fontes:  http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000422586
        http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/04/sacolinhas-plasticas-sao-banidas-do-comercio-em-belo-horizonte-mg.html

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sequestro de Carbono


Boa tarde, pessoal!

Na próxima 2ª feira (18/04), o tema da aula da turma do Meio Ambiente (2º módulo) é "sequestro de carbono". Como atividade complementar, calcule sua emissão anual de Gases de Efeito Estufa (CO2 equivalente), e a quantidade de árvores que deverá plantar a fim de compensar estas emissões (http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora).


Algumas dicas para redução de CO2: (http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora#reduza_seu_co2)

Transporte:
1) Se você dirige 20.000 km por ano, reduza sua rodagem em 10%. Experimente deixar o carro em casa e usar o transporte público, a bicicleta ou a caminhada como forma de se deslocar. Aposte também em alternativas como trabalhar em casa uma vez por semana.
2) Fique de olho na manutenção do seu veículo. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2.
3) Calibre o pneu do seu carro ao menos uma a cada duas semanas.
4) Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis. O álcool, ao contrário da gasolina, do diesel ou do gás, é uma fonte de energia renovável. A quantidade de CO2 emitida da queima do álcool nos motores é a mesma fixada nas plantações de cana de açúcar. Mesmo assim o processo não é totalmente limpo, uma vez que emissões são produzidas na produção do álcool, além dos danos ambientes no campo, devido a cultura da cana.

Em casa:
1) Substitua o ar condicionado pelo ventilador.
2) Se tiver mais de uma geladeira ou freezer ligados, desligue-os a menos que este seja indispensável, principalmente se forem modelos antigos e menos eficientes energeticamente.
3) Troque as cinco lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia e você reduzirá sensivelmente suas emissões de GEE – e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome cerca de três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até 10 vezes mais.
4) Desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera.
5) Utilize o mínimo necessário de papel. Quando for se comunicar com as pessoas, dê preferência ao e-mail. Use papel reciclado ou certificados sempre que possível e separe papéis e papelão para reciclagem quando for descartá-los.
6) Evite deixar a torneira aberta ao fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça. E nem pense em usar mangueiras para lavar calçadas, quintais e carros. Lance mão dos baldes e evite que seu dinheiro também vá por água abaixo.
7) Separe os materiais recicláveis, pois todos eles representam uma diminuição das emissões de GEE, pois, além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte.
8) Plante árvores: além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombra e amenizam a temperatura dentro das residências, o que reduz o uso de condicionadores de ar ou ventiladores.

Volta às aulas:
1) Converse com um amigo que mora perto de você e combine um esquema de carona. Um dia o seu pai leva os dois para a escola, no outro dia o pai dele leva!
2) Quando for comprar papel sulfite, dê preferência ao papel reciclado ou ao papel Carbon Free, que possui as emissões de gases de efeito estufa de sua fabricação compensadas através de restauro florestal.
3) Ao comprar seus lápis, verifique se a madeira é proveniente do manejo sustentável. Para isso, preste atenção se o fabricante possui o selo FSC.
4) Ao se vestir para ir à escola, utilize roupas frescas. Dessa forma, se a sua sala de aula possuir ar-condicionado, ele poder ser regulado para uma potência menor.
5) Na hora do lanche, dê preferência às frutas. Além de serem mais saudáveis, o processo produtivo geralmente é menos prejudicial ao meio ambiente do que produtos industrializados.
6) Respeite o professor. Ele também faz parte do meio ambiente!
7) Utilize a bicicleta para ir e voltar da escola. Você vai contribuir com a diminuição da poluição e ainda vai fazer o maior sucesso na sua turma.
8) Utilize o transporte coletivo no deslocamento casa-escola. Você ajuda a diminuir o trânsito, polui bem menos e vai batendo papo com os amigos no caminho.

Abraços!!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

VISITA TÉCNICA



SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE ILHA SOLTEIRA

A disciplina STAR (Sistemas de Tratamento e Água e Resíduos) aborda questões relacionadas ao tratamento da água, tratamento de esgoto, disposição final dos resíduos, entre outras. Sendo assim, nada melhor que uma visita ao Sistema de Tratamento de Água e de Esgoto de nosso município para conferirmos na prática aquilo que aprendemos em sala!
A visita foi realizada pelas professoras Daniela e Nádia e os alunos do 2º módulo de Meio Ambiente no dia 14/04/11, quinta-feira à tarde (horário de aula), com o acompanhamento da Química Patrícia Brito, do setor de água e esgoto da Prefeitura Municipal, que muito contribuiu com seus conhecimentos, elucidando todas as dúvidas dos alunos.
           Em uma ETA (Estação de Tratamento de Água), o tratamento da água obedece às seguintes etapas: são adicionados produtos à água captada dos rios, visando à floculação das impurezas, seguido de decantação e filtração, para então a mesma ser tratada com cloro e flúor. Em Ilha Solteira a captação da água é feita através de poços localizados à margem do rio Paraná à jusante da Usina Hidrelétrica. Essa água com turbidez “zero” dispensa o tratamento realizado normalmente nas ETA’s, seguindo direto para a adição de cloro gasoso, visando à eliminação de microrganismos, bem como de flúor, que ajuda na redução da cárie dentária. Em nosso município, o controle do abastecimento tem sido realizado dentro das técnicas e normas exigidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Turma do Meio Ambiente
 Gradeamento (Tratamento do esgoto)
 Alunas Sílvia e Renata
 Alunas Geany e Jaqueline

 Tratamento da água
 Tratamento da água
Cloro gasoso usado no tratamento da água

Vídeo - Tratamento de Esgoto da Sabesp

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PALESTRA


PALESTRA:
“NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO INCÊNDIO”

No dia 06/04/11 os alunos do Açúcar e Álcool participaram de uma palestra proferida por membros do corpo de bombeiros de Ilha Solteira, durante a aula de CASI (Controle Ambiental e Segurança Industrial), cujo tema foi: “Noções Básicas de Prevenção e Combate ao Incêndio”.
Durante a palestra, os bombeiros abordaram sobre:
- Os elementos que compõem o fogo (combustível, comburente (oxigênio), calor e reação em cadeia;
- Formas de propagação do fogo;
- Classes de incêndio: os incêndios são classificados de acordo com as características dos seus combustíveis. Conhecendo-se a natureza do material que está se queimando, pode-se descobrir o melhor método para uma extinção rápida e segura.
·         A - madeira, papel e algodão
·         B - líquidos inflamáveis
·         C - equipamentos elétricos energizados
·         D - metais pirofóricos (alumínio, antimônio, magnésio, etc.)
- Métodos de extinção do fogo
·         Por retirada do material (isolamento)
·         Por retirada do comburente (abafamento)
·         Por retirada do calor (resfriamento)
·      Extinção química
- Extintores de incêndio
·      água pressurizada
·      gás carbônico (co2)
·      pó químico
Os alunos aprenderam também sobre a forma correta de manejar os extintores, bem como a importância da inspeção e observar o tempo de validade dos mesmos.