Boa tarde, pessoal!
Na próxima 2ª feira (18/04), o tema da aula da turma do Meio Ambiente (2º módulo) é "sequestro de carbono". Como atividade complementar, calcule sua emissão anual de Gases de Efeito Estufa (CO2 equivalente), e a quantidade de árvores que deverá plantar a fim de compensar estas emissões (http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora).
Algumas dicas para redução de CO2: (http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora#reduza_seu_co2)
Abraços!!!
Na próxima 2ª feira (18/04), o tema da aula da turma do Meio Ambiente (2º módulo) é "sequestro de carbono". Como atividade complementar, calcule sua emissão anual de Gases de Efeito Estufa (CO2 equivalente), e a quantidade de árvores que deverá plantar a fim de compensar estas emissões (http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora).
Algumas dicas para redução de CO2: (http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadora#reduza_seu_co2)
Transporte:
1) Se você dirige 20.000 km por ano, reduza sua rodagem em 10%. Experimente deixar o carro em casa e usar o transporte público, a bicicleta ou a caminhada como forma de se deslocar. Aposte também em alternativas como trabalhar em casa uma vez por semana.
2) Fique de olho na manutenção do seu veículo. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2.
3) Calibre o pneu do seu carro ao menos uma a cada duas semanas.
4) Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis. O álcool, ao contrário da gasolina, do diesel ou do gás, é uma fonte de energia renovável. A quantidade de CO2 emitida da queima do álcool nos motores é a mesma fixada nas plantações de cana de açúcar. Mesmo assim o processo não é totalmente limpo, uma vez que emissões são produzidas na produção do álcool, além dos danos ambientes no campo, devido a cultura da cana.
Em casa:
1) Substitua o ar condicionado pelo ventilador.
2) Se tiver mais de uma geladeira ou freezer ligados, desligue-os a menos que este seja indispensável, principalmente se forem modelos antigos e menos eficientes energeticamente.
3) Troque as cinco lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia e você reduzirá sensivelmente suas emissões de GEE – e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome cerca de três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até 10 vezes mais.
4) Desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera.
5) Utilize o mínimo necessário de papel. Quando for se comunicar com as pessoas, dê preferência ao e-mail. Use papel reciclado ou certificados sempre que possível e separe papéis e papelão para reciclagem quando for descartá-los.
6) Evite deixar a torneira aberta ao fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça. E nem pense em usar mangueiras para lavar calçadas, quintais e carros. Lance mão dos baldes e evite que seu dinheiro também vá por água abaixo.
7) Separe os materiais recicláveis, pois todos eles representam uma diminuição das emissões de GEE, pois, além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte.
8) Plante árvores: além de ajudar a absorver o CO2 da atmosfera, elas proporcionam sombra e amenizam a temperatura dentro das residências, o que reduz o uso de condicionadores de ar ou ventiladores.
Volta às aulas:
1) Converse com um amigo que mora perto de você e combine um esquema de carona. Um dia o seu pai leva os dois para a escola, no outro dia o pai dele leva!
2) Quando for comprar papel sulfite, dê preferência ao papel reciclado ou ao papel Carbon Free, que possui as emissões de gases de efeito estufa de sua fabricação compensadas através de restauro florestal.
3) Ao comprar seus lápis, verifique se a madeira é proveniente do manejo sustentável. Para isso, preste atenção se o fabricante possui o selo FSC.
4) Ao se vestir para ir à escola, utilize roupas frescas. Dessa forma, se a sua sala de aula possuir ar-condicionado, ele poder ser regulado para uma potência menor.
5) Na hora do lanche, dê preferência às frutas. Além de serem mais saudáveis, o processo produtivo geralmente é menos prejudicial ao meio ambiente do que produtos industrializados.
6) Respeite o professor. Ele também faz parte do meio ambiente!
7) Utilize a bicicleta para ir e voltar da escola. Você vai contribuir com a diminuição da poluição e ainda vai fazer o maior sucesso na sua turma.
8) Utilize o transporte coletivo no deslocamento casa-escola. Você ajuda a diminuir o trânsito, polui bem menos e vai batendo papo com os amigos no caminho.
Abraços!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário