terça-feira, 19 de abril de 2011

Fim das sacolinhas plásticas em Belo Horizonte (MG)!


Começou a vigorar nesta segunda-feira (18), em Belo Horizonte, a lei da sacolinha, que incentiva os consumidores a levar sua própria sacola ao supermercado.
A lei municipal proíbe as sacolas plásticas convencionais que demoram 400 anos para se decompor. A fiscalização começou nesta segunda-feira (18), em farmácias, supermercados, lojas, padarias. Quem desrespeitar a lei pode ser multado em R$ 1 mil e até perder o alvará de funcionamento.
Os comércios são obrigados a vender as sacolinhas. O consumidor pode usar a caixa de papelão, as sacolas retornáveis, ou o carrinho de feira. É preciso mudar os hábitos. Além das retornáveis, o consumidor pode optar pelas biodegradáveis, feitas a partir de amido de milho ou do bagaço da cana de açúcar, que se decompõem em até 18 meses na natureza. O problema é que essa sacola vai ter um custo a mais para o consumidor.
Quem insistir em levar uma sacola do tipo biodegradável vai ter que pagar 19 centavos cada uma. A embalagem ganhou até um código de barras para ser vendida como um outro produto qualquer do supermercado.
Fontes:  http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000422586
        http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/04/sacolinhas-plasticas-sao-banidas-do-comercio-em-belo-horizonte-mg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário