segunda-feira, 30 de maio de 2011

DISPONIBILIDADE E QUALIDADE DE ÁGUA

No dia 21 e 23 de maio, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente (2º módulo) participaram de aula prática e teórica, respectivamente, como parte da disciplina Hidrobiologia e Meio Ambiente. As aulas foram ministradas por mestrandos na Área de Hidráulica e Irrigação, da UNESP de Ilha Solteira. Também estiveram presentes na aula prática os alunos do curso técnico em Açúcar e Álcool e os professores Adauto e Daniel.
A aula prática (dia de campo) foi realizada na microbacia do Córrego do Ipê, sendo dividida em três etapas:
·      1ªetapa - noções básicas de reflorestamento e sua respectiva importância. Neste momento foram abordados os fatores que geram impacto ambiental, os benefícios gerados pelo reflorestamento, as técnicas utilizadas, o aspecto sucessão ecológica.

Discutindo sobre mata ciliar

·      2ªetapa - qualidade de água e os fatores que podem intervir de forma negativa; 3ª etapa - avaliação da disponibilidade hídrica. A 2ª e 3ªetapa foram desenvolvidas simultaneamente. Alguns parâmetros como pH, ferro total e dureza foram determinados no próprio local e a disponibilidade hídrica foi determinada pelo método do flutuador.

Com medir a disponibilidade de água


Análise de água no local

Na aula teórica foram discutidos todos os resultados obtidos e apresentados aos alunos o resultado do monitoramento que é desenvolvido pela UNESP desde 2006.

Gilmar Oliveira e profª Daniela (ETEC)

Agradecimentos aos palestrantes Gilmar Oliveira Santos, Diego Feitosa, Renato Momesso e professor Tangerino Hernandez, pela disponibilidade nas aulas prática e teórica, que muito contribuíram com seus conhecimentos transmitidos!
Mais artigos e informações na Área de Hidráulica e Irrigação são encontradas no endereço abaixo:
http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
http://irrigacao.blogspot.com/2011/05/disponibilidade-e-qualidade-de-agua-e.html
*Fotos – Área de Hidráulica e Irrigação - UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário