domingo, 5 de junho de 2011

VIAGEM TÉCNICA FOZ DE IGUAÇU

Visita realizada com a turma do curso técnico em Eletrotécnica e Meio Ambiente, de 05 a 09/05/2001 e os professores Estélio e José Aparecido.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma realização de trabalho conjunto de duas nações, Brasil e Paraguai, maior usina em geração de energia do mundo. Considerada “A Obra do Século” e uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenharia Civil.
O lago de 1350 km2 foi formado em apenas 14 dias. Pelo Tratado entre os dois países, tudo é dividido em 50%, energia, funcionários. O excedente da energia do Paraguai volta para o Brasil. Ano de 2008, recorde mundial de geração 94.684.781 MWh.
     Leito natural do Rio Paraná                   À jusante do Rio Paraná





REFÚGIO ECOLÓGICO
As fotos da esquerda são dois sistemas de reflorestamento na qual não obteve sucesso, o primeiro (esq. acima) foi implantado a mesma espécie numa determinada área, a segunda foto (esq. abaixo) a mesma espécie em cada linha. Enquanto as fotos à direita, foi o reflorestamento mais viável, com plantio de diversas espécies na mesma área.

São encontrados animais na qual estão impossibilitados sobreviver na natureza, ao lado é o canal (artificial) para a piracema, nas laterais não possuem cachoeiras, são para peixes de couro.
PARQUE DAS AVES
Área ambiental temática que alia ecologia à preservação ambiental, trilha dentro da mata nativa com 900 aves de 150 espécies, permitindo entrada nos viveiros.

Jiboia e araras posam com os turistas

CATARATAS DO IGUAÇU
Localiza-se extremo-oeste do Estado do Paraná, na bacia hidrográfica do rio Iguaçu, a 17 km da cidade de Foz do Iguaçu.
Parque Nacional do Iguaçu criado pelo decreto federal nº 1035 de 10 de janeiro de 1939.
Em 17 de novembro de 1986, foi tombado como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, pela UNESCO em Paris. Constitui uma das maiores reservas florestais da América do Sul. Maior e mais importante parque da Bacia da Prata e foi o primeiro parque do Brasil a receber um Plano de Manejo, por abrigar um importante patrimônio genético de espécies animais e vegetais, algumas ameaçadas de extinção.
Conforme a vazão do rio Iguaçu os saltos varia de 150 a 300, formando um semicírculo com 2700 metros de largura, queda d’água com altura de até 72m.  Rica em fauna e flora.



Postado por Taeko Suzuki - aluna do 3º módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário