quinta-feira, 22 de março de 2012

Teste de Gram

Na disciplina Tecnologia da Fabricação do Álcool são tratados assuntos referentes à produção de etanol, desde fatores que determinam a qualidade da matéria-prima na produção de etanol, influência da qualidade da matéria-prima no preparo do mosto, leveduras, microrganismos contaminantes, bem como as etapas que envolvem o processo de produção de etanol, fatores que interferem na fermentação alcoólica; etapas da fermentação alcoólica; processos de fermentação (batelada e contínua com reciclo - Melle Boinott); destilação do álcool.
A contaminação bacteriana é o maior problema para a eficiência da fermentação. Sendo assim, é necessário conhecer as características desses microrganismos, como identificá-los e como minimizar essa contaminação.
Foi realizada aula prática no laboratório de química da ETEC, com a participação dos alunos do curso de Biologia da UNESP de Ilha Solteira, sobre o teste de Gram em bactérias.
A coloração de Gram é um método utilizado na identificação de bactérias, quanto ao diferente teor lipídico da parede celular, classificando-as em Gram-positivas e Gram-negativas. Deve-se seguir um protocolo, na sequência: corante primário (cristal violeta) à lugol à álcool à e um contracorante (safranina). As células que retém o complexo cristal-violeta apresentam cor roxa e são chamadas Gram-positivas e aquelas que perdem o complexo cristal violeta, aceitam o corante safranina e ficam vermelhas, são as chamadas Gram-negativas. 
Os alunos também tiveram uma noção básica de microscopia com o objetivo de identificar as partes constituintes de um microscópio óptico.
Após realizar o teste de Gram, os alunos observaram lâminas com bactérias gram-positivas e gram-negativas.









ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!


quarta-feira, 21 de março de 2012

ATIVIDADES

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA PELOS ALUNOS DO 1º MÓDULO DO MEIO AMBIENTE - 2012

DINÂMICA DOS SISTEMAS

Biodiversidade dos ecossistemas: cada grupo pesquisou previamente sobre a biodiversidade de um bioma brasileiro, trazendo para a sala de aula recortes com exemplos de espécies da fauna e da flora; bem como o número de espécies em extinção e espécies endêmicas. Os cartazes foram confeccionados em sala de aula e em seguida cada grupo apresentou para a sala os dados referentes ao seu bioma estudado.











Teia alimentar: Após trabalhar os conceitos em aula expositiva e exercícios de fixação, os alunos foram divididos em 4 grupos em sala de aula, com a finalidade de representarem algumas teias alimentares. Cada grupo recebeu uma lista diferente, contendo populações de plantas, herbívoros, carnívoros e decompositores. Cada grupo montou no papel uma teia alimentar, e em seguida distribuíram entre si qual organismo cada um irá representar na teia. Com o auxílio de barbante foram se posicionando de modo a formar a teia alimentar. Cada um colocou um crachá contendo a identificação do organismo, ou seja, se ele é produtor, consumidor primário, consumidor secundário, consumidor terciário, decompositor, além do nível trófico ocupado pelos mesmos.
Quando um elo da teia alimentar é atingido, há uma mudança na população dos outros seres envolvidos. Assim, foi proposto aos alunos algumas situações de interferência humana que influenciam na teia alimentar, como por exemplo: a chegada de onças na região; a redução do número de cobras; surgimento de um novo vírus que causa graves debilidades em aves e répteis, entre outros.








 AÇÕES MICROBIOLÓGICAS NA ÁGUA, AR E SOLO

Através de parceria da ETEC com a UNESP de Ilha Solteira, as aulas de AMMAS – Ações Microbiológicas na Água, Ar e Solo, são desenvolvidas aulas práticas, com a participação de alunos do curso de Biologia. Estas aulas, que foram desenvolvidas no laboratório de química da ETEC contemplaram temas, como:
- microscopia: onde os alunos observaram as partes constituintes de um microscópio óptico;
- preparo de lâminas: os alunos prepararam cortes da espécie Tradescantia pallida (coração-roxo) para visualizarem as células no microscópio;
- meio de cultura: Foi abordado sobre a importância do substrato para cultivo do microrganismo em laboratório. Logo após mostrou-se o passo-a-passo do preparo de um meio de cultura.






 


Abraços e até a próxima!!!