quinta-feira, 22 de março de 2012

Teste de Gram

Na disciplina Tecnologia da Fabricação do Álcool são tratados assuntos referentes à produção de etanol, desde fatores que determinam a qualidade da matéria-prima na produção de etanol, influência da qualidade da matéria-prima no preparo do mosto, leveduras, microrganismos contaminantes, bem como as etapas que envolvem o processo de produção de etanol, fatores que interferem na fermentação alcoólica; etapas da fermentação alcoólica; processos de fermentação (batelada e contínua com reciclo - Melle Boinott); destilação do álcool.
A contaminação bacteriana é o maior problema para a eficiência da fermentação. Sendo assim, é necessário conhecer as características desses microrganismos, como identificá-los e como minimizar essa contaminação.
Foi realizada aula prática no laboratório de química da ETEC, com a participação dos alunos do curso de Biologia da UNESP de Ilha Solteira, sobre o teste de Gram em bactérias.
A coloração de Gram é um método utilizado na identificação de bactérias, quanto ao diferente teor lipídico da parede celular, classificando-as em Gram-positivas e Gram-negativas. Deve-se seguir um protocolo, na sequência: corante primário (cristal violeta) à lugol à álcool à e um contracorante (safranina). As células que retém o complexo cristal-violeta apresentam cor roxa e são chamadas Gram-positivas e aquelas que perdem o complexo cristal violeta, aceitam o corante safranina e ficam vermelhas, são as chamadas Gram-negativas. 
Os alunos também tiveram uma noção básica de microscopia com o objetivo de identificar as partes constituintes de um microscópio óptico.
Após realizar o teste de Gram, os alunos observaram lâminas com bactérias gram-positivas e gram-negativas.









ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário