ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA PELOS ALUNOS DO 1º MÓDULO DO MEIO AMBIENTE - 2012
DINÂMICA DOS SISTEMAS
Biodiversidade dos ecossistemas: cada grupo pesquisou previamente sobre a biodiversidade de um bioma brasileiro, trazendo para a sala de aula recortes com exemplos de espécies da fauna e da flora; bem como o número de espécies em extinção e espécies endêmicas. Os cartazes foram confeccionados em sala de aula e em seguida cada grupo apresentou para a sala os dados referentes ao seu bioma estudado.
Teia alimentar: Após trabalhar os conceitos em aula expositiva e exercícios de fixação, os alunos foram divididos em 4 grupos em sala de aula, com a finalidade de representarem algumas teias alimentares. Cada grupo recebeu uma lista diferente, contendo populações de plantas, herbívoros, carnívoros e decompositores. Cada grupo montou no papel uma teia alimentar, e em seguida distribuíram entre si qual organismo cada um irá representar na teia. Com o auxílio de barbante foram se posicionando de modo a formar a teia alimentar. Cada um colocou um crachá contendo a identificação do organismo, ou seja, se ele é produtor, consumidor primário, consumidor secundário, consumidor terciário, decompositor, além do nível trófico ocupado pelos mesmos.
Quando um elo da teia alimentar é atingido, há uma mudança na população dos outros seres envolvidos. Assim, foi proposto aos alunos algumas situações de interferência humana que influenciam na teia alimentar, como por exemplo: a chegada de onças na região; a redução do número de cobras; surgimento de um novo vírus que causa graves debilidades em aves e répteis, entre outros.
Através de parceria da ETEC com a UNESP de Ilha Solteira, as aulas de AMMAS – Ações Microbiológicas na Água, Ar e Solo, são desenvolvidas aulas práticas, com a participação de alunos do curso de Biologia. Estas aulas, que foram desenvolvidas no laboratório de química da ETEC contemplaram temas, como:
- microscopia: onde os alunos observaram as partes constituintes de um microscópio óptico;
- preparo de lâminas: os alunos prepararam cortes da espécie Tradescantia pallida (coração-roxo) para visualizarem as células no microscópio;
- meio de cultura: Foi abordado sobre a importância do substrato para cultivo do microrganismo em laboratório. Logo após mostrou-se o passo-a-passo do preparo de um meio de cultura.
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